Segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil Brasileiro, as dívidas caducam após 5 anos, ou seja, o CPF ou CNPJ do devedor são retirados obrigatoriamente de bancos de dados como Serasa, que oferece Serviço de Proteção ao Crédito e não influenciam mais na pontuação de crédito do consumidor.
Após esse período as dívidas não podem mais ser cobradas judicialmente e ao consultar o documento em bancos de dados como a Serasa Experian, por exemplo, ele não vai mais ser exibido.
Mas atenção!
Não caia no conto do vigário de que após a dívida caducar, ela some.
Dívida caducada significa que ele não consta em bancos de dados de proteção ao crédito, mas ela continua existindo e o correto é regularizar o quanto antes.
Ainda existe mais um ponto que você não pode esquecer: a dívida caducada permanece registrada no banco de dados do Banco Central para consulta de empresas e instituições financeiras.
Dívida caducada pode diminuir o Score?
Depois de 5 anos, a dívida deixa de ser exibida nos relatórios financeiros de bancos de dados. Assim, o nome do devedor deixa de estar inadimplente e de influenciar na pontuação do Score. É possível que o Score até aumente após a dívida caducar, não porque ela não exista, mas porque aquela pendência não consta mais como elemento que compõe o Score.
Então, já que a dívida não vai mais aparecer e meu Score pode subir, por que devo pagar?
É importante lembrar que as empresas não consultam apenas a Serasa e o Score para conceder crédito. Se você precisar da mesma empresa em que a dívida caducou, dificilmente, vai conseguir crédito. E se o credor consultar o Banco Central a dívida vai aparecer. Então fica ligado!
Comments